Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O SEGREDO

2021; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v6i2.3011

ISSN

2525-2879

Autores

Marivane de Fátima da Cruz Favacho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente estudo de caso aborda, de maneira simples e didática, os dilemas impostos pelo relativismo cultural que se refletem nos conceitos éticos e morais de acordo com determinada sociedade. Trata-se de um caso que ilustra a conversa entre duas amigas, em que uma comete um ato passível de punição. Contudo, ao confidenciar o ato para sua amiga – a segunda personagem – se vê colocada em um dilema moral. Nesse sentido, tal proposta se mostra relevante por possibilitar a reflexão dos educandos sobre aspectos morais inerentes à sociedade. A partir do direcionamento do professor, equipes definidas e o caso apresentado, a sequência didática segue com o uso da metodologia do brainwriting, ou seja, o debate de ideias sobre o problema. Após esta fase, a atividade segue com a “árvore de problemas”, uma estratégia voltada à análise de problemas que permite identificar suas causas e os efeitos do problema central. Por fim, como método avaliativo, é solicitado aos alunos, a partir do uso de uma ferramenta digital, a criação de uma história em quadrinhos (storyboard). Espera-se que por meio desse estudo de caso os alunos possam refletir sobre o conceito de moral e compreender sua relação com a sociedade na qual estão inseridos compreendendo que a ética e a moral são alicerces de toda convivência humana.

Referência(s)
Altmetric
PlumX