Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Escritas de si, escritas da liberdade: representações sobre as viagens em autobiografias de escravizados

2017; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

10.31892/rbpab2525-426x.2017.v2.n5.p413-427

ISSN

2525-426X

Autores

Alexandra Lima da Silva,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Compreender os significados das representações sobre as viagens construídas em autobiografias escritas por sujeitos nascidos na escravidão, nos Estados Unidos, no século XIX, é o horizonte do presente trabalho. Harriet Jacobs, Amanda Berry Smith, Frederick Douglass, Booker Washington e John Brown, nascidos no cativeiro, fizeram uso da palavra e das viagens, para construir a própria liberdade. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida. Viajar e escrever foram caminhos da liberdade, no plural.Palavras-chave: Autobiografias. Escravizados. Viagens. Histórias da Educação.

Referência(s)