Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mulher Búfalo: O Processo Criativo na Construção de uma Performance

2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35531

ISSN

1982-1689

Autores

Dayana Fonseca Ferreira,

Tópico(s)

African history and culture studies

Resumo

Esta dissertação observa e analisa o panteão religioso do Candomblé,abordando os principais aspectos de seus rituais sagrados e de suas narrativas míticas. Dando ênfase à figura feminina e arquetípica de Oyá-Iansã, este estudo se propõe, fundamentalmente, analisar as características deste orixá, no intuito de reconstruir o exercício cênico intitulado “Mulher Búfalo”, apresentado na Montagem “Sobre Todas as Coisas”, de 2009, sob direção de Margha Vine. A pesquisa busca um diálogo entre o universo ritualístico do Candomblé e a linguagem da performance-arte. Este trabalho relata os detalhes do processo criativo da construção de uma nova cena, que se baseia na investigação de um corpo cênico que componha o arquétipo de Oyá sob a influência de elementos recentes, introduzidos durante o estudo assim como, a presença de um outro orixá, Oxum, de características quase que opostas, à deusa africana, tema desta pesquisa.Observando questões que giram em torno do conceito de duplo, arquétipo e processo criativo, este trabalho se concretiza através busca de uma linguagem pessoal e híbrida, preenchida de instintos, relatos pessoais e a procura por uma técnica particular

Referência(s)
Altmetric
PlumX