Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perspectivas de avaliação nas/das bibliografias na formação inicial em Educação Física

2020; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 34; Issue: 4 Linguagem: Português

10.11606/1807-5509202000040589

ISSN

1981-4690

Autores

Ronildo Stieg, Aline de Oliveira Vieira, Matheus Lima Frossard, André da Silva Mello, Amarílio Ferreira Neto, Wagner dos Santos,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Este estudo objetiva dar visibilidade ao modo como o debate da avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de Educação Física, de seis Universidades Federais brasileiras, têm se articulado com a perspectiva de formação desses cursos. De caráter qualitativo e utilizando a metodologia crítico-documental1 , faz uma análise das ementas das disciplinas de avaliação e das 17 bibliografias de autores da Educação Física nelas referenciadas. A textualidade das obras expressa maior preocupação com teorias da aprendizagem cognitiva e motora e sua relação com o ensino da Educação Física escolar, deixando a discussão sobre avaliação em segundo plano. A pesquisa indica que os autores das bibliografias se apropriam dos debates produzidos no campo da Educação, fazendo uma releitura das concepções avaliativas bem como dos instrumentos por elas sinalizados. Como resultado, apresenta uma variedade de registros avaliativos comuns a diferentes componentes curriculares, considerando também a especifi cidade da Educação Física.

Referência(s)