Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas aritméticas na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Issue: 51 Linguagem: Português

10.18675/1981-8106.vol26.n51.112-125

ISSN

1981-8106

Autores

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este texto resultou da pesquisa que tem como objetivo investigar práticas mobilizadoras de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, no período de 1868 a 1889, com o propósito de formar professores para atuarem nas chamadas "escolas de primeiras letras”. Analisamos entre outros documentos, relatórios dos Presidentes da Província do Rio de Janeiro apresentados à Assembleia Legislativa Provincial do Rio de Janeiro (1835-1889); relatórios do Diretor da Escola Normal e relatórios do Diretor da Instrução Pública. Com relação às práticas de ensino de Aritmética na formação de professores, vimos que, a partir dos anos de 1870, foi recomendado o método intuitivo, inspirado na obra Cours théorique et pratique de pédagogie et de méthodologie, de Thomas Braun. Recomendação efetivada no uso do Compendio de Pedagogia de Antonio Marciano da Silva Pontes, onde encontramos rastros de que a Aritmética passa a ser escolarizada com forte vertente moralizadora. Mas o método intuitivo não foi bem aceito pelos professores primários.

Referência(s)