
O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática
2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/edu.2018.222.05
ISSN2177-6210
AutoresLuciane Neuvald, Solange Aparecida De Oliveira Collares,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste texto discute a gestão democrática no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrências e as contradições e fortalece os pressupostos que compõem a gestão democrática, visando à educação emancipatória. As ideias de Theodor Adorno sobre a educação emancipatória e a literatura brasileira sobre a gestão escolar democrática fundamentam a análise das contradições dessa forma de organizar as relações de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vínculo entre o processo emancipatório e a democracia, pois ambos implicam na conscientização do indivíduo sobre sua condição heterônoma. Segundo o autor, a luta pela transformação da sociedade pressupõe a conversão da impotência em potência, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas ações.Palavras-chave: Adorno, gestão democrática, educação emancipatória.
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