
Adjetivo: da classificação normativa à modificação argumentativa
2019; Volume: 1; Issue: 23 Linguagem: Português
10.51359/1982-6850.2019.241450
ISSN1982-6850
AutoresAndréia Inês Hanel Cerezoli, Tânia Maris de Azevedo,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO ensino de gramática no Brasil ocupa um lugar de destaque no ensino de línguas, cuja ênfase ainda reside na classificação e na correção linguística, revela-se pouco significativo para que o usuário de língua atenda às demandas que a sociedade lhe coloca. Este trabalho apresenta, uma possibilidade de ensino de gramática sob o viés enunciativo da Semântica Argumentativa e traz como exemplo uma atividade que concebe o uso semântico do adjetivo má (em má o suficiente) como um modificador argumentativo. A pesquisa está fundamentada em pesquisadores como Weedwood (2002) para compreender o percurso dos estudos gramaticais; Flores e Teixeira, para delinear um estudo enunciativo; e Ducrot (1998) para fundamentar o uso do adjetivo como um modificador argumentativo. Os resultados permitem reafirmar que é somente no discurso que o sentido efetivamente se constitui; a descrição semântica do adjetivo fundamentada na perspectiva enunciativa não faz referência apenas ao seu papel junto ao substantivo mas estende-se ao discurso em sua totalidade de sentido, revelando grande potencial argumentativo. O adjetivo, ao ser atualizado pelo locutor, atualiza também uma escala gradual, tornando o enunciado que o contém um argumento mais forte em relação àquele que não conta com o uso do adjetivo.
Referência(s)