
A FUNÇÃO DO CANCIONEIRO POPULAR NA DIMENSÃO HISTÓRICA DE O CABELEIRA, ROMANCE DE FRANKLIN TÁVORA
2018; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Linguagem: Português
10.5935/1679-5520.20180022
ISSN2674-6085
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoFranklin Távora (1842-1888) publicou em 1876 O Cabeleira, sua obra mais conhecida. Em sua carta-prefácio, Távora descreveu sua intenção estética da seguinte maneira: “Inicio esta série de composições literárias, para não dizer estudos históricos, com O Cabeleira, que pertence a Pernambuco, objeto de legítimo orgulho para ti, e de profunda admiração para todos os que têm a fortuna de conhecer essa refulgente estrela da constelação brasileira” (TÁVORA, 2013, p. 12). Não havendo estudos de prestígio social relevantes sobre sua personagem principal, Távora utiliza textos orais correntes na sociedade pernambucana como material de composição de seus “estudos históricos” sobre o cangaceiro. Nesse trajeto composicional do romance, há um processo dialógico entre o autor cearense e o cancioneiro popular. Palavras-chave: Franklin Távora. O Cabeleira. Ficção histórica. Dialogismo. Literatura oral e popular.
Referência(s)