
Ambiências comunicativas
2010; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v15i2p7-12
ISSN2316-9125
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO autor evidencia como o termo comunicação parece cada vez mais ancorado e dependente da existência de outra dimensão, onde informações, notícias e acontecimentos, aparentemente,abandonaram os fluxos interpessoais para viverem no e do exclusivo universo maquínico. Com essa ressalva, alerta sobreuma provável falsa impressão de verdade, denominando-a de sinédoque das ocorrências comunicacionais. O excesso de visualidade e audição gerado pelo espalhamento dos media oferece, assim, uma espécie de ocultação, uma máscara,que termina por recobrir a própria ideia do fazer comunicativo. A apresentação, por fim, ao encaminhar os artigos desta ediçãoindica as várias dimensões em que se pode operar com o conceito de comunicação.
Referência(s)