Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A escola ética: a 11º escola de estratégia na selva organizacional

2012; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7213/rebrae.v5i3.13838

ISSN

2175-3350

Autores

Paulo Hayashi, Nobuiuki Costa Ito, Fernando Antônio Prado Gimenez,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A estratégia é sempre benquista ao tratar de assuntos relacionados à competição, sobrevivência e sucesso no mercado. Todavia, para uma empresa ter sucesso, é necessário que haja condições de sinergia e de círculos virtuosos de amparo e desenvolvimento. Em uma tentativa de auxiliar no desenvolvimento do campo da estra­tégia, sugere-se a emergência de uma nova escola baseada em uma forma híbrida de racionalidade em que a racionalidade instrumental compartilha espaços com a substantiva. Assim, a ética e a etiqueta organizacional são postas como elementos de estratégia e de progresso do indivíduo, da organização e da própria sociedade.

Referência(s)