Tirando as máscaras: o reality show e a busca pela autenticidade no mundo contemporâneo
2013; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30962/ec.v16i1.872
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo busca refletir sobre a importância do conceito de autenticidade para a audiência do reality show Big Brother Brasil (BBB). Os resultados da etnografia midiática de uma comunidade on-line de fãs do programa sugerem que as condições criadas pelo confinamento da casa do BBB seriam as ideais para a revelação da autenticidade dos participantes do reality show. O ponto de partida da reflexão apresentada neste trabalho tem como referência fundamental a análise do modelo romântico de “self expressivo”, ainda em voga no ocidente. Segundo esse paradigma, todo indivíduo tem uma autenticidade própria que, supostamente, pode ser suprimida por “máscaras sociais” adotadas. Para os fãs do BBB, contudo, certos aspectos do confinamento dos participantes do programa seriam capazes de forçar a retirada dessas máscaras. Palavras-Chave Big Brother Brasil. Subjetividade. Confinamento. Autenticidade.
Referência(s)