Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A forma objetiva de Canaã

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17851/1982-0739.20.2.168-177

ISSN

1982-0739

Autores

Bárbara Del Rio Araújo,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este ensaio demonstra que uma das maneiras significativas de estabelecer relações entre o romance e a realidade é compreender como o aspecto externo se torna parte da estrutura interna, atuando diretamente na sua problemática. <em>Canaã,</em> de Graça Aranha, foi classificada pela crítica como uma narrativa mal estruturada, em que as circunstâncias históricas apareciam marginalmente em consequência das divagações do autor, isto é, a obra tinha seu nível de realismo comprometido pela filosofia cósmica. Observada a discrepância entre o movimento do romance e seu sistema de noções, é possível, primeiramente, encarar tal aspecto como um defeito de composição. Contudo, em outra leitura, pode-se notar tal desequilíbrio como intrínseco à situação histórica brasileira, fazendo com que a falta de dimensão histórica da narrativa tenha fundamento histórico ela mesma, tornando-se forma literária. Assim, percebemos a forma objetiva do romance, evidenciado que nem a obra nem o artista escapam à materialidade de seu tempo.<strong></strong>

Referência(s)
Altmetric
PlumX