Bibliotecas sem fronteiras no fomento à leitura: o caso da biblioteca Transcol

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36520

ISSN

1981-0695

Autores

Jorge Santa Anna, Suelen de Oliveria Campos, Maria Aparecida de Mesquita Calmon,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este estudo compreende os resultados finais de uma pesquisa, cuja temática contempla a missão de transcendência das bibliotecas no que se refere ao fomento à leitura. Objetiva apresentar o Projeto Biblioteca Transcol, demonstrando a oferta de material informacional disponibilizado em terminais rodoviários de grande circulação e disponíveis aos usuários que utilizam o sistema de transporte urbano da região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Metodologicamente, através de observação e aplicação de questionário, apresentamse as estruturas e os acervos dessa unidade, analisam-se as práticas de leitura e o perfil dos leitores, assim como a percepção dos usuários desses espaços quanto ao material fornecido e as condições ambientais para concretização da leitura. Concluiu-se que a leitura desenvolvida na referida unidade constitui um processo dinâmico, mutante, plural e prazeroso, com práticas de leitura diversificadas, tendo o leitor diferentes comportamentos durante a consolidação do ato de ler. Constatou-se que as leituras caracterizam-se como extensivas, no entanto, mesmo assim, os leitores não perdem a tendência contemplativa. Percebeu-se que os leitores estão satisfeitos e sendo despertados ao gosto e hábito pela leitura. Os entrevistados sugeriram como melhoria a diversificação quanto às modalidades de livros ofertados e a construção de um espaço específico para acomodar os leitores. Recomenda-se a ampliação desse projeto a outras estações de transporte da região, de modo a viabilizar uma sociedade cada dia mais leitora.Palavras-chave: Leitura. Práticas de Leitura. Projeto Biblioteca Transcol. Perfil do leitor – Biblioteca Transcol. Bibliotecário – Papel Social.Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32503/17819

Referência(s)