Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Câmeras e espelhos em Big Brother Brasil: enunciações e pragmática

2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 8; Linguagem: Português

10.30962/ec.v8i0.132

ISSN

1808-2599

Autores

Suzana Kilpp, Marcelo Bergamin Conter, Álvaro Constantino Borges,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente artigo toma como objeto os construtos televisivos (ethicidades) de câmeras e espelhos presentes no programa Big Brother Brasil 3 (Rede Globo, 2002), e analisa tempos de TV em que os mesmos comparecem nos panoramas. O procedimento técnico básico é a dissecação de frames que, retirados do fluxo da tevê e digitalizados, evidenciam a produção e a edição das imagens, sendo que sua análise toma como base três enunciações principais do gênero reality show: vigilância, transparência e voyeurismo. Pretende-se problematizar essas enunciações em relação à pragmática da Rede Globo.

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