Aumento da sustentabilidade da produção de raças suínas locais através do uso de rótulos de qualidade – estudo de caso e desenvolvimento de uma marca comercial no projecto TREASURE
2018; University of Córdoba; Volume: 67; Issue: Supplement Linguagem: Português
10.21071/az.v67isupplement.3612
ISSN1885-4494
AutoresMarjeta Čandek‐Potokar, A. Giusto, C. Conti, C. Cosola, Luca Fontanesi,
Tópico(s)Animal Genetics and Reproduction
ResumoO interesse pelos recursos genéticos tradicionais, neste caso de raças suínas locais, tem crescido nas últimas décadas. No entanto, a maior parte das raças locais necessita, ainda, de ser subsidiada para garantir a sua conservação. Contudo, a melhor estratégia a seguir parece-nos ser garantir que essas raças atinjam autossustentabilidade o que será possível com uma estratégia de marketing eficiente para os seus produtos. A maioria das raças estudadas no projeto TREASURE são inexploradas, portanto a ambição é criar uma marca comercial coletiva (trademark) que servisse de “chapéu” que agregasse todas as raças e criasse valor acrescentado para os seus produtos. Os principais aspetos socioeconómicos relacionados com a implementação da marca comercial coletiva incluem os direitos, responsabilidades, e valor acrescentado expectável para os seus utilizadores finais. Baseados nos resultados obtidos num inquérito interno realizado no TREASUE, identificaram-se as principais características dessa marca comercial colaborativa: 1) deve atrair utilizadores finais como os criadores, associações de criadores e processadores de carne; 2) deve ser desenvolvida e promovida por um comité operacional constituído por utilizadores finais sob a coordenação e supervisão do consórcio do TREASURE; 3) deve realçar que os recursos genéticos locais suínos são o ponto-chave comum, considerando também os sistemas de produção e a nutrição; 4) deve ser explorada a possível colaboração ou conflito com os produtos presentemente protegidos pela EU (PDO, PGI, TSG) de forma a promover melhor os produtos locais. Apresenta-se uma análise dos direitos de propriedade intelectual (IPR) no contexto das fileiras de suínos existentes na União Europeia e as perspetivas para a marca comercial TREASURE analisada.
Referência(s)