AS ESPIRITUALIDADES:
2021; Volume: 2; Issue: 03 Linguagem: Português
10.51249/gei02.03.2021.387
ISSN2675-7451
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO reconhecimento da participação e contribuição africanas na história da humanidade vem sendo histórica e constantemente negligenciado pela hegemonia dos discursos que delineiam os acontecimentos e narrativas acerca das conquistas da sociedade civilizada. Em consequência disso, vemos a permanência de perspectivas subjugantes sobre esse continente e seus respectivos povos, em vez de sua inserção protagonista nos tópicos mais tradicionais do ensino da História. Na primeira parte deste curso de formação, pudemos exemplificar essa concretização traçando a trajetória de povoamento do mundo, seus reais povos originários, interesses de deslocamento de mapas e de onde surgiram inspirações para mitos de origem das religiões monoteístas. Neste momento, com o avanço dos séculos da história humana, podemos, por sua vez, demonstrar a mesma concretização presente tanto na Revolução Industrial quanto nas lutas para libertação das colônias e o subsequente mérito atribuído à Revolução Americana.
Referência(s)