Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PERSPECTIVA DIALÓGICA DE EDUCAÇÃO E DE LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES

2020; Issue: 40 Linguagem: Português

10.34112/1980-9026a2020v0n40p135-140

ISSN

1980-9026

Autores

Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho realizamos uma reflexão teórica para pensarmos nas ressonâncias trazidas pelas teorias de educação e de leitura que fossem bases à prática educativa do/a professor/a de português. Apropriamo-nos dos referenciais de educação de Paulo Freire e do pensamento filosófico-linguístico de M. Bakhtin e de pensadores de seu Círculo linguístico, uma vez que o/a professor/a de português, no continum de sua formação, necessita se apropriar de teorias de educação, linguagem e de leitura para fundamentar a sua prática docente. Isso significa dizer que em toda prática educativa há um posicionamento político, pois não existe prática educativa neutra, apolítica. Demonstramos a nossa tese apresentando os fundamentos de educação de Paulo Freire e de leitura (linguagem) de M. Bakhtin. A dialogicidade, para Freire, é a essência da educação como prática da liberdade, da educação problematizadora. Desse modo, o diálogo é um fenômeno humano, que se configura na palavra, sendo essa um meio para que o realize. Já Bakhtin teoriza a leitura como compreensão responsiva, por isso, ativa, do tema da enunciação, ou seja, no ato de ler – compreender/construir sentidos - o leitor necessita compreender os sentidos completos, únicos da enunciação dentro do contexto de sua produção.

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