
Discurso Organizacional e Isomorfismo Institucional: As Mudanças Gráficas em Jornais Brasileiros
2008; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5329/recadm.20080702008
ISSN1677-7387
AutoresDiego M. Coraiola, Clóvis L. Machado-da- Silva,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO objetivo da presente pesquisa foi verificar o fenômeno do isomorfismo nas mudanças de projeto gráfico de jornais brasileiros, mediante a análise da influência exercida pelos discursos de três grupos de profissionais: gestores, jornalistas e designers . Com base na perspectiva institucional de análise e nas contribuições da teoria da estruturação e das abordagens de análise do discurso, realizou-se pesquisa qualitativa longitudinal, abrangendo o período compreendido entre 2000 e 2006. Duas etapas foram consideradas no desenvolvimento da investigação: a primeira delas direcionada para a análise d a constituição histórica e estrutural do campo e mercado jornalísticos brasileiros, com suporte em publicações acadêmicas sobre o tema; e a segunda, voltada à avaliação das publicações mais relevantes produzidas para gestores, jornalistas e designers . Os resultados da pesquisa indicam a existência de relativo consenso em relação ao aumento da valorização das modificações em projetos gráficos no campo jornalístico, bem como no que concerne aos aspectos que devem ser modificados e ao tipo de mudanças que devem ser realizadas. Ademais, apontam para a existência de perspectivas diferenciadas entre os três grupos profissionais e a existência de embates, negociações e (re) significações processados por meio dos discursos desses grupos que contribuem para a (re) construção dos padrões existentes no campo organizacional.
Referência(s)