
Da fanzine à magazine: uma análise das representações do punk pela publicidade
2016; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 13; Issue: 37 Linguagem: Português
10.18568/1983-7070.133776-97
ISSN1983-7070
AutoresCláudia da Silva Pereira, Lívia Pessanha Boeschenstein,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo é analisar as representações sociais do punk na mídia a partir de dois ícones deste movimento: Johnny Rotten (ex-vocalista da banda Sex Pistols) e João Gordo (ex-vocalista da banda Ratos de Porão). Parte-se da premissa de que a subcultura punk é passível de ser, através da publicidade, retransmitida ao público em geral dentro de padrões “politicamente corretos” em comparação ao que ele é em sua essência ideológica. Para tentar compreender o conceito de “representações sociais” e também como se dá o processo de atribuição de significados a determinados elementos “estrangeiros” a uma cultura, será desenvolvida uma reflexão a partir da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), dentre outros autores.
Referência(s)