
A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/reveducfis.v24i1.15459
ISSN1983-3083
AutoresNeusa Dendena Kleinubing, Maria do Carmo Saraiva, Vanessa Gertrudes Francischi,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoEsse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou “ousadias” relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.
Referência(s)