Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JOGO DE TRILHA “LIXO URBANO”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

2013; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22409/resa2013.v6i3.a21151

ISSN

1983-7011

Autores

Ireni de Jesus Siqueira, Adriana Maria Antunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo elaborar o “Jogo de trilha: Lixo Urbano” e utilizá-lo como tecnologia educacional para sensibilizar os estudantes para a problemática do lixo, em proposta de Educação Ambiental (EA). O jogo foi construído em tamanho grande usando materiais reutilizáveis e aplicado como atividade lúdica para uma turma com 24 estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental, em Uruaçu-Goiás. A avaliação da proposta lúdica foi feita qualitativa e quantitativamente, sendo os dados coletados em questionários e desenhos. O uso do jogo conseguiu motivar os estudantes para o processo de ensino aprendizagem e favorecer a construção estatisticamente significativa de novos conhecimentos. Além disso, o jogo ensinou aos estudantes como cuidar melhor do meio ambiente. Assim, atividades de EA desenvolvidas no ensino infantil por meio de jogos podem formar indivíduos preocupados com o meio ambiente e que vão levar esses valores ao longo da vida. Palavras– Chave: Educação Ambiental, jogo educacional, lixo, sensibilização, escola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX