Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica conjoint analysis

2011; Volume: 10; Linguagem: Português

10.17143/rbaad.v10i0.231

ISSN

2359-0343

Autores

Amanda Ribeiro Vieira, Adriana Backx Noronha Viana,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Apesar da existência de vários guias, voltados à construção de interfaces gráficas, as recomendações fornecidas são às vezes conflitantes, por não considerar o perfil do usuário ou por não contemplar aplicações de ensino. Assim, este trabalho objetivou a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que facilitam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo, por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para embasar o trabalho em questão, foram realizados estudos sobre materiais didáticos para e-learning, interfaces gráficas para páginas Web e conjoint analysis. Foram seguidas as etapas da pesquisa experimental, propostas por Gil (2002), e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis, definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, a cor de texto verde-limão, a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e o alinhamento de texto à esquerda.

Referência(s)