
Flexibilidade educacional: 12 propostas metodológicas para o ensino de ciências
2021; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.53660/inter-189-ss18
ISSN1516-1854
AutoresJonatan Raubergue Marques de Sousa, José Erilanio Lacerda de Oliveira, João Nogueira de Oliveira, Maria Elane Nunes, Solange Assunção Quintella,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNeste estudo foram abordadas algumas problemáticas sobre o atual cenário da educação brasileira, mostrando as dificuldades que o sistema de ensino vem enfrentando em decorrência da inequação dos modelos rígidos e tradicionais de ensino, observando às necessidades de uma sociedade em constante transformação, bem como apresentar uma nova tendência educacional “a flexibilização” do ensino, através de propostas metodológicas que possam ser utilizadas para adequar o sistema de ensino atual e promover um despertar nos profissionais da educação na área da ciência para que possam repensar suas metodologias. Como educador, é importante refletir sobre o que está funcionando no sistema educacional em vigor, ou seja, deve-se constantemente examinar se as metodologias de ensino utilizadas estão apresentando os resultados esperados, onde a avaliação da aplicação dessas metodologias tenderá a garantir que as mesmas sejam sempre as melhores para os alunos.
Referência(s)