
Educação Superior no âmbito do BRICS: Aspiração à Excelência?
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4013/edu.2019.233.07
ISSN2177-6210
AutoresLara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti,
Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoNeste artigo, que é parte de tese de doutorado, analisam-se a organização e as proposições do BRICS, grupo de países formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, no que tange à construção de Iniciativas de Excelência no âmbito da educação superior, tendo como enfoque a criação da BRICS Network University (BRICS NU), lançada em 2015. Para isso, em termos metodológicos, foram utilizados o levantamento bibliográfico e de dados e análise documental. Desse modo, partiu-se da hipótese de que a disseminação de Iniciativas com este objetivo no âmbito dos países, grupos e blocos indica que vem sendo produzido um consenso acerca de um modelo de excelência acadêmica e científica, traduzido pela concepção de Universidade de Classe Mundial (UCM). A NU BRICS expressa, pois, o mais significativo ‘avanço’ deste Grupo no ‘mercado’ internacional da educação superior.
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