Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”
2020; Linguagem: Português
10.36239/revisa.v9.n3.p529a538
ISSN2316-848X
AutoresRogério Mercês Ferreira Santos, Mattheus Luís Alves Santiago, Raquel Guimarães Benevides, Simone Souza de Oliveira, Lara Oliveira L. Ribeiro, Érica Maria Granjeiro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoObjetivo: relatar uma experiência didática envolvendo diálogo entre a Universidade e a Escola Pública, por meio da aplicação da oficina pedagógica denominada “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. Método: A oficina direcionada para alunos da Educação Básica foi realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2019. A atividade pedagógica foi fundamentada na extração de material genético. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil acesso. Resultados: 80 estudantes Ensino Fundamental II participaram da oficina. Os alunos foram divididos em pequenos grupos, possibilitando maior interação entre estudantes e professor. A oficina de caráter participativo possibilitou que os estudantes pudessem compreender a importância da genética para a vida, além de estimular a interação dos escolares com a Universidade. Ademais, foi observado que muitos escolares apresentam dificuldades para transpor e contextualizar assuntos relacionados a conteúdos celulares e moleculares. Conclusão: No presente trabalho, o uso dessa abordagem didática ampliou a receptividade dos alunos aos conteúdos trabalhados, facilitou o diálogo aluno-professor e se mostrou uma ótima ferramenta de interface entre universidade e escola básica.
Referência(s)