Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”

2020; Linguagem: Português

10.36239/revisa.v9.n3.p529a538

ISSN

2316-848X

Autores

Rogério Mercês Ferreira Santos, Mattheus Luís Alves Santiago, Raquel Guimarães Benevides, Simone Souza de Oliveira, Lara Oliveira L. Ribeiro, Érica Maria Granjeiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência didática envolvendo diálogo entre a Universidade e a Escola Pública, por meio da aplicação da oficina pedagógica denominada “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. Método: A oficina direcionada para alunos da Educação Básica foi realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2019. A atividade pedagógica foi fundamentada na extração de material genético. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil acesso. Resultados: 80 estudantes Ensino Fundamental II participaram da oficina. Os alunos foram divididos em pequenos grupos, possibilitando maior interação entre estudantes e professor. A oficina de caráter participativo possibilitou que os estudantes pudessem compreender a importância da genética para a vida, além de estimular a interação dos escolares com a Universidade. Ademais, foi observado que muitos escolares apresentam dificuldades para transpor e contextualizar assuntos relacionados a conteúdos celulares e moleculares. Conclusão: No presente trabalho, o uso dessa abordagem didática ampliou a receptividade dos alunos aos conteúdos trabalhados, facilitou o diálogo aluno-professor e se mostrou uma ótima ferramenta de interface entre universidade e escola básica.

Referência(s)