
LAÇO SOCIAL E ESPETÁCULO MIDIÁTICO NA TECNOCULTURA AO REDOR DO FOGÃO
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/ppgmc.v11i2.370
ISSN2178-602X
AutoresCarlos Alberto Zanotti, Amanda Maria Artioli Pezzo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho tem por objetivo debater, a partir da pesquisa bibliográfica e conhecimento empírico, a proliferação e as razões do sucesso alcançado pelos programas de culinária na televisão brasileira – um fenômeno de dimensão praticamente universal. Com atenção especial aos reality shows, aqui são observadas duas dimensões relativas às propriedades da televisão: a construção de laços sociais e a transformação de anônimos em protagonistas de espetáculos nos quais a audiência encontra várias “posições de sujeito” (KELLNER, 2001) mediadas por uma “coincidência identificatória” (CRAVEIRO, 2004). A hipótese trabalhada é a de que produções televisivas com tais propriedades oferecem elementos para a produção de espetáculos midiáticos consoantes com o estágio do desenvolvimento tecnocapitalista, quando se consolida uma cultura na qual mídia e tecnologia se tornam seus princípios organizadores.
Referência(s)