
Consumo de (i)mobilidades e discurso: a cultura da mobilidade na publicidade das marcas
2016; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 13; Issue: 36 Linguagem: Português
10.18568/1983-7070.133628-49
ISSN1983-7070
AutoresMaria Alice de Faria Nogueira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p>Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de Doutorado da autora que investigou a cultura da mobilidade (URRY, 2003) a partir de seus discursos e suas representações, com especial interesse na comunicação publicitária global. A hipótese de que há um consumo de (i)mobilidade sendo feito quando o indivíduo sai em busca de objetos que suportem sua (i)mobilidade cotidiana com certa estabilidade e menor risco foi validada, a partir da interpretação do discurso publicitário de marcas globais veiculado no Brasil em três momentos distintos: junho de 1982, junho de 1998 e junho de 2014, durante o período da Copa do Mundo FIFA. A metodologia da pesquisa foi baseada na Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2000) e utilizou a semiótica pierciana (SANTAELLA, 2005) na análise formal de 40 anúncios impressos.</p>
Referência(s)