POLÍTICAS EDUCATIVAS DE LA NUEVA GESTIÓN PÚBLICA EN PERÚ: LOS DOCENTES EN LA CULTURA DE LA PERFORMATIVIDAD
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 23; Linguagem: Português
ISSN
1984-0187
Autores Tópico(s)Educational and Organizational Development
ResumoO objetivo é analisar a construção da cultura da performatividade a partir da configuração das políticas educacionais da Nova Gestão Pública (NGP) no Peru. O estudo realizado no âmbito de uma metodologia qualitativa compreende duas etapas. Primeiro, são identificadas três disposições políticas do NGP que atualmente regulam o ambiente educacional peruano: descentralização e autonomia da gestão educacional, avaliações padronizadas do aproveitamento da aprendizagem e bônus econômicos. Segundo, são examinadas entrevistas com onze atores educacionais da região de Puno, a fim de conhecer suas experiências pedagógicas e entender seus processos de identidade. Os resultados mostram que a incorporação das medidas políticas do NGP promoveria o desenvolvimento de práticas performativas sustentadas na eficácia, competitividade e melhoria dos resultados da aprendizagem.
Referência(s)