Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A MÁQUINA DO TEMPO DE H.G. WELLS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERFACE ENTRE CIÊNCIA E LITERATURA NO ENSINO DE FÍSICA

2010; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22409/resa2010.v3i2.a21119

ISSN

1983-7011

Autores

Emerson Ferreira Gomes, SONIA DO AMARAL, LUÍS PAULO DE CARVALHO PIASSI,

Tópico(s)

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Resumo

A Teoria da Relatividade proposta no início do século XX exerceu uma influência basilar na literatura de ficção e de ficção científica: autores consagrados como JorgeLuís Borges, Isaac Asimov e divulgadores da ciência como Alan Lightman e Russel Stannard a utilizaram como base fundamental em seus escritos. Este trabalho pretendeanalisar a obra A Máquina do Tempo de H. G. Wells buscando elementos que podem ser utilizados em sala de aula – visto que a quebra de paradigma de espaço e tempopossibilita instigar o caráter imaginativo, do aluno, desenvolvendo sua competência leitora e aprimorando suas reflexões conceituais, sociais e epistemológicas sobre aFísica – e relacionar os elementos alegóricos e conjecturais presentes no livro, além de propor uma discussão sobre os aspectos históricos dessa teoria.Palavras-chave: Ensino de Física, Ficção Científica, Teoria da Relatividade

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