
A MÁQUINA DO TEMPO DE H.G. WELLS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERFACE ENTRE CIÊNCIA E LITERATURA NO ENSINO DE FÍSICA
2010; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/resa2010.v3i2.a21119
ISSN1983-7011
AutoresEmerson Ferreira Gomes, SONIA DO AMARAL, LUÍS PAULO DE CARVALHO PIASSI,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA Teoria da Relatividade proposta no início do século XX exerceu uma influência basilar na literatura de ficção e de ficção científica: autores consagrados como JorgeLuís Borges, Isaac Asimov e divulgadores da ciência como Alan Lightman e Russel Stannard a utilizaram como base fundamental em seus escritos. Este trabalho pretendeanalisar a obra A Máquina do Tempo de H. G. Wells buscando elementos que podem ser utilizados em sala de aula – visto que a quebra de paradigma de espaço e tempopossibilita instigar o caráter imaginativo, do aluno, desenvolvendo sua competência leitora e aprimorando suas reflexões conceituais, sociais e epistemológicas sobre aFísica – e relacionar os elementos alegóricos e conjecturais presentes no livro, além de propor uma discussão sobre os aspectos históricos dessa teoria.Palavras-chave: Ensino de Física, Ficção Científica, Teoria da Relatividade
Referência(s)