Artigo Acesso aberto

Geotecnologias no ensino da cartografia escolar no processo ensino-aprendizagem

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24219/rpi.v2i2.282

ISSN

2526-3560

Autores

Odinei Edson Leite Brasil, Wagna Cristina Ferreira Moura, Maria do Socorro Xavier Batista, Alexsadra Bezerra da Rocha,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

<p>A matriz curricular brasileira ainda não apresenta uma disciplina especifica de cartografia escolar que<br />supra a necessidade desta ciência e abrace a demanda das escolas. O objetivo deste trabalho versa<br />relatar algumas experiências no primeiro semestre deste ano (2017) do projeto de extensão:<br />Cartografia e Geotecnologia: Levando o conhecimento cartográfico a escola. Como objetivos<br />específicos: Analisar a aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Cidadã Técnica de Cajazeiras –<br />Profa. Nicéia Claudino Pinheiro - PB durante as oficinas da cartografia escolar; Observar o nível de<br />aprendizagem destes alunos com o uso de geotecnologias e ferramentas metodológicas, a partir de<br />aplicativos de celular e programas em computador; Formar 4 alunos da escola, trazendo-os até a<br />universidade para que estes pudessem ter oficinas de forma didática, tais como: Computador,<br />Aplicativo de Celular, Globo, Cartas Topográficas, Escalimetro, Mapas, Tabelas, Programa Google<br />Maps e Google Earth Pro, futebol Cartográfico e bussola. Estes alunos participaram da segunda<br />temporada das Olimpíadas de Cartografia Nacional, neste modo o grupo conseguiu perceber que<br />mesmo em poucas aulas e tempo, estes alunos puderam absolver melhor o conteúdo trabalhado<br />obtendo um bom resultado nas olimpíadas.</p>

Referência(s)