Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

2019; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/2447-2689remat2019v5i2id3294

ISSN

2447-2689

Autores

Wilson Leandro Krummenauer, Carlos Roberto Staub, Michelle Brito Cunha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.

Referência(s)