Desafíos de los programas informativos en la neotelevisión
2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 8; Linguagem: Português
10.30962/ec.v8i0.127
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Media, Journalism, and Communication History
ResumoDesde a década de 90, com a conversão das redes televisivas em empresas privadas, comenta-se a respeito de uma guinada em direção à neotelevisão, que implica, sobretudo, o abandono das funções públicas de serviço voltado para o cidadão. Agora, o público é um consumidor e as emissoras são empresas com interesse econômico. Esta mudança radical trouxe consigo uma profunda alteração nos modos de fazer televisão, e o gênero noticioso, apesar de sua identidade informativa, não escapou de tais tendências. Muito se tem questionado acerca dos novos formatos e estilos das notícias; discute-se a ficcionalização e a espetacularização das notícias. Entretanto, já não é possível nem desejável retornar aos esquemas anteriores, supostamente objetivistas. Os questionamentos e as propostas devem situar-se em outro lugar, a partir da própria lógica deste meio e das relações que mantém com uma audiência também nova.
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