
Quadros de quermesse em Un mâle, de Camille Lemonnier: um topos naturalista
2019; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5935/1679-5520.20190011
ISSN2674-6085
AutoresPedro Paulo Garcia Ferreira CATHARINA, Rubens Vinícius Marinho PEDROSA,
Tópico(s)Sustainable Urban and Rural Development
ResumoO presente artigo tem por objetivo discutir a estética pictural de Camille Lemonnier a partir das descrições de cenas de quermesse presentes no romance Un Mâle (1882). São, para este fim, examinadas pinturas flamengas que tematizam a quermesse, estabelecendo aproximações com as descrições encontradas no romance, e sublinhados os aspectos culturais associados a esse tipo de festa tipicamente campesina, nos quais se incluem marcadamente a dança e a comida. Pretende-se discutir, por um lado, a pertinência da estética pictural engendrada por Camille Lemonnier como marca da singularidade da literatura belga francófona e, por outro lado, o modo como ela se articula com o naturalismo e aproxima Lemonnier de escritores franceses como Gustave Flaubert, Joris-Karl Huysmans e Émile Zola. As análises se apoiam nos trabalhos de Pierre Bourdieu, Liliane Louvel e Svetlana Alpers. Palavras-chave: Camille Lemonnier. Un Mâle. Romance belga. Pintura. Quermesses. DOI: 10.5935/1679-5520.20190011
Referência(s)