
AS MIDIAS SOCIAIS NO CAMINHO DA DEMOCRACIA
2019; Linguagem: Português
10.5748/16contecsi/int-6303
ISSN2448-1041
AutoresMARCUS VINICIUS SOUZA, ROGER DOS SANTOS, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA PIMENTA,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoAtualmente, a internet é amplamente usada no cotidiano das pessoas. Considerando esse uso por meio do smartphone - sem preparo prévio e sem problematização das consequências sociais que essa nova forma de interação tem possibilitado e a qualidade da educação formal no país faz-se necessário refletir sobre os desdobramentos políticos, especialmente, a partir do conceito de analfanautas (RODRÍGUES-ROMERO, L. M. et al. , 2017). Em 2017, foi realizada uma pesquisa sobre quais eram as principais personalidades políticas na internet visitadas e seguidas pelos brasileiros. O conteúdo das postagens dessas personalidades foi analisada a partir de quatro categorias: propositiva, organizativa, opinativa e questionadora. O período analisado foi de abril a maio de 2016, ocasião do processo que impediria a então presidente da república. A análise indicou Jair Messias Bolsonaro, deputado federal com milhões de acessos a seus conteúdos, como expoente no uso de mídia social. Diferente, mas apoiada na pesquisa anterior que objetivou fazer a leitura de um processo interno ao congresso em Brasília, esta tem como objetivo investigar o quanto o uso de mídia social pela internet pode influenciar no resultado de uma eleição aberta, de acesso nacional. Por fim se investigará se a televisão e o rádio ainda atendem como meios influenciadores do público ou a internet e as mídias sociais já são ferramenta primordial. Serão aplicadas as quatro categorias, já citadas, agora direcionadas à campanha presidencial do primeiro e do segundo turno de 2018, de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.
Referência(s)