Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Validade dos testes psicológicos: será possível reencontrar o caminho?

2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722007000400019

ISSN

1806-9770

Autores

Luiz Pasquali,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Desde o trabalho de Cronbach e Meehl dos meados do século passado, o conceito de validade dos testes em Psicologia e Educação vem perdendo o seu sentido original. Embora os autores quisessem precisamente salvar esse conceito, a introdução do modelo da rede nomológica, concebida dentro da visão do positivismo lógico veio, na verdade, destruir o conceito de validade, originalmente concebido por Kelly na década de 1920 e, depois, por Cattell. O conceito de validade, finalmente, foi totalmente descaracterizado com a definição do mesmo dada pelo grande psicometrista Samuel Messick, em 1989. Parece fundamental que esse conceito seja redescoberto para salvar as bases da Psicometria. A exposição procura mostrar as confusões que o modelo da rede nomológica introduziu em Psicometria e tentar recuperar o verdadeiro significado de validade no contexto das medidas em ciências psicossociais, em particular, em Psicologia e Educação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX