Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism

2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18226/21789061.v12i3p505

ISSN

2178-9061

Autores

Renan Augusto Moraes Conceição,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO O turismo movimenta milhões de pessoas anualmente, impulsionado em especial pelas imagens presentes no imaginário social coletivo. O imaginário coletivo voltado ao turismo, entretanto, propaga representações muitas vezes estereotipadas, criando movimentos de confronto à atividade, pelas populações dos destinos turísticos, configurando-se a turismofobia. Assim, esse artigo de caráter bibliográfico, documental e explicativo, analisa o processo de criação de tal imaginário social, para a melhor compreensão dos conflitos sociais, nesse sentido auxiliando no aprofundamento da teoria turística. O objetivo é o de compreender as relações de poder presentes na atividade turística, que orientam os fluxos turístico para determinadas localidades, possibilitando o surgimento da turismofobia. A turismofobia estaria associada a fetichização e a espetacularização envolta na atividade turística, assim como a um imaginário social burguês que interpreta o turista como um inimigo a ser combatido. PALAVRAS-CHAVE Turismo; Imagem; Imaginário Social; Turismofobia. ABSTRACT Tourism moves millions of people annually, driven particularly by the images present in the collective social imaginary. The collective imaginary focused on tourism, however, propagates representations that are often stereotyped, creating movements to confront activity, by the populations of tourist destinations, configuring tourismphobia. Thus, this paper of bibliographical, documentary and explanatory character, analyzes the process of creating the social imaginary for a better understanding of this social conflict, thus helping to deepen the tourism theory. The objective is to understand the power relations present in the tourist activity that guide the tourist flow to certain locations, enabling the emergence of tourismphobia. Tourismophobia would be associated with fetishization and spectacularizing involved in tourist activity, as well as with a bourgeois social imaginary that interprets tourists as an enemy to be fought. KEYWORDS Tourism; Image; Social Imaginary; Tourismphobia. AUTORIA Renan Augusto Moraes Conceição – Mestre. Professor colaborador no Curso de Turismo e Negócios, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6630383321789210 E-mail: renan.conceicao@hotmail.com REFERÊNCIAS Baczko, B. (1985), Imaginação Social. In Enciclopédia Einaudi, Antropos-Homem, pp.296-332. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações . Lisboa: Relógio D’Água. Beirão, N. (2017, 15 de agosto). Entre o despovoamento e o turismo de massa, Veneza pede socorro. Carta Capital . Link Blanchar, C. & Pellicer, L. (2017, 28 de maio). Turismofobia: a cara menos amável de uma indústria bilionária. El País . Link Bordieu, P. (2011). 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