O espaço do ouvinte: uma análise da interatividade nos sites das rádios CBN e Gaúcha
2017; Volume: 14; Issue: 33 Linguagem: Português
10.7213/rec.v14i33.22428
ISSN1982-8675
AutoresMírian Redin de Quadros, Débora Cristina Lopez,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo do presente artigo é refletir sobre a interatividade no rádio no atual processo de convergência midiática, especialmente no que se refere à utilização de websites institucionais como ferramentas de interação com os ouvintes. Para tanto, concentra-se na análise das possibilidades interativas disponibilizadas aos ouvintes-internautas nos websites de duas emissoras de rádio de caráter informativo: CBN e Gaúcha. A pesquisa desenvolve-se inicialmente a partir de um estudo bibliográfico exploratório sobre o conceito de interatividade, buscando construir uma definição do termo, partindo desde as origens da palavra “interação” até sua potencialização na comunicação mediada pelo computador. Em seguida, a análise dos websites das emissoras selecionadas será realizada mediante a aplicação da Ferramenta para Análise de Interatividade em Cibermeios. Ao final, com base nos dados coletados, pondera-se sobre os espaços destinados pelas emissoras para a interação com os ouvintes, refletindo sobre os principais gargalos na utilização dos websites institucionais como ferramentas interativas para o rádio.
Referência(s)