
A NOVA COBERTURA POLÍTICA MEDIADA POR ASSESSORIAS DE IMPRENSA EM CAMPANHAS ELEITORAIS
2017; Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português
10.7213/.v9i19.15401
ISSN1982-8675
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA profissão de assessor de imprensa se configura como um verdadeiro enigma dentro do mercado de trabalho da comunicação social. Pouco compreendida, é cercada por polêmicas, dentre as quais o debate sobre a ética profissional dos que se dedicam a esta vertente do mercado. Partindo deste ponto de vista, as cores se tornam mais vivas quando vislumbrados os laços da assessoria de imprensa com a política. Profissionais formados em comunicação, em sua maioria jornalistas, adentraram este mundo para modificar o que se entendia, até então, por jornalismo político. Das redações para os cargos de confiança, tornaramse mediadores entre a figura dos candidatos e os repórteres, usando seus conhecimentos sobre os fenômenos comunicacionais para subverter a lógica tradicional da cobertura jornalística.
Referência(s)