O Olho Humano e os Mecanismos da Visão como Objeto de Ensino: Reflexões Sobre um Processo Colaborativo

2016; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2015v16n6p405-409

ISSN

2447-8733

Autores

Flávia Renata Lemes De Bodas, Karine Bezerra Viana, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Maria Inês de Affonseca Jardim, Edy Wilson Ferreira Mendes Da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>Este relato apresenta as reflexões iniciais sobre as ações de um grupo colaborativo quanto ao planejamento e execução de uma sequência<br />didática desenvolvida em seis turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Especificamente relatamos o trabalho colaborativo, desenvolvido por membros do grupo, de planejamento e aplicação de uma atividade composta de aula expositiva usando ferramenta tecnológica e uma atividade experimental demonstrativa sobre o processo de formação de imagens no olho humano e alguns defeitos de visão. O objetivo é evidenciar a importância atribuída pelos acadêmicos ao processo colaborativo desenvolvido na atividade. O tema da atividade sobre o olho humano foi selecionado após uma discussão, entre professores de Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande – MS, docentes da formação inicial do curso de Licenciatura em Física da UFMS e acadêmicos do curso. Os resultados sugerem que os primeiros passos em busca de um trabalho realmente colaborativo e que contribua para a formação reflexivacrítica dos futuros professores de Física estão no caminho certo. Os acadêmicos pontuam em seus diários de bordo que as discussões com os<br />professores regentes e demais membros do grupo auxiliaram na identificação de possíveis problemas vivenciados em sala de aula e propiciaram a reflexão sobre possíveis soluções.</p>

Referência(s)