O Olho Humano e os Mecanismos da Visão como Objeto de Ensino: Reflexões Sobre um Processo Colaborativo
2016; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.17921/2447-8733.2015v16n6p405-409
ISSN2447-8733
AutoresFlávia Renata Lemes De Bodas, Karine Bezerra Viana, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Maria Inês de Affonseca Jardim, Edy Wilson Ferreira Mendes Da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>Este relato apresenta as reflexões iniciais sobre as ações de um grupo colaborativo quanto ao planejamento e execução de uma sequência<br />didática desenvolvida em seis turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Especificamente relatamos o trabalho colaborativo, desenvolvido por membros do grupo, de planejamento e aplicação de uma atividade composta de aula expositiva usando ferramenta tecnológica e uma atividade experimental demonstrativa sobre o processo de formação de imagens no olho humano e alguns defeitos de visão. O objetivo é evidenciar a importância atribuída pelos acadêmicos ao processo colaborativo desenvolvido na atividade. O tema da atividade sobre o olho humano foi selecionado após uma discussão, entre professores de Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande – MS, docentes da formação inicial do curso de Licenciatura em Física da UFMS e acadêmicos do curso. Os resultados sugerem que os primeiros passos em busca de um trabalho realmente colaborativo e que contribua para a formação reflexivacrítica dos futuros professores de Física estão no caminho certo. Os acadêmicos pontuam em seus diários de bordo que as discussões com os<br />professores regentes e demais membros do grupo auxiliaram na identificação de possíveis problemas vivenciados em sala de aula e propiciaram a reflexão sobre possíveis soluções.</p>
Referência(s)