Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entremeio

2020; Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português

10.36517/rcs.51.3.d07

ISSN

2318-4620

Autores

Pedro Henrique Barboza Machado,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo aborda os resultados de uma pesquisa de que teve como objetivo central compreender a trajetória de jovens bolsistas provenientes de camadas populares que cursaram a etapa do ensino médio em duas escolas privadas da região da Grande Tijuca/RJ. Através de entrevistas, destacou-se o sentido positivo atribuído a essas experiências, tendo em vista a chance de ingresso no ensino superior e também pela possibilidade de contato com um público diferente daquele encontrado nos espaços domésticos. Também puderam ser percebidas dificuldades, como situações embaraçosas dentro das escolas privadas e o lugar intermediário muitas vezes ocupado pelos jovens: eram considerados “playboys” ou “patricinhas” pelos seus amigos fora da escola privada e “favelados” por aqueles que dividiam os mesmos bancos escolares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX