CINEMA, QUADRINHOS E A SALA DE AULA: A REVOLUÇÃO IRANIANA GANHA IMAGEM E MOVIMENTO
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/rcc.v6i2.41690
ISSN2447-4886
AutoresBruno Ercole, Isabela Brasil, Mariana Rupprecht Zablonsky,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo é resultado das atividades do projeto PIBID UFPR: História e(m) Imagens, realizadas ao longo de 2014, e aborda questões relativas à utilização do cinema e das histórias em quadrinhos na sala de aula das séries finais do Ensino Básico. Partindo da discussão teórica acerca da validade destas mídias como fontes historiográficas e didáticas disponíveis ao professor, pretende-se apresentar exemplos práticos de como essa abordagem pode ser realizada. Para isso, utiliza-se do caso da oficina realizada sobre “Persépolis”, em que os alunos Bolsistas do PIBID exploraram o tema da Revolução Iraniana em atividades aplicadas em duas escolas estaduais de Curitiba, utilizando-se do quadrinho “Persépolis” e da animação homônima, para abordar um assunto que não desfruta, via de regra, de grande destaque nos espaços escolares.
Referência(s)