Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTUDOS COMPARADOS:

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português

10.22481/praxis.v14i27.2927

ISSN

2178-2679

Autores

Adenilson Souza Cunha Júnior, Leôncio José Gomes Soares,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A partir da pesquisa que investigou a formação acadêmico-profissional de professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Estado da Bahia, Brasil e na Região de Valparaíso, Chile, apresentamos nesse trabalho uma visão descritiva operacional sobre os estudos comparados em educação como instrumento analítico-metodológico para compreensão das realidades nacionais dos países. Para propor uma discussão sobre os estudos comparados, dividimos inicialmente o texto em duas partes: na primeira, nos atemos a realizar uma breve discussão sobre a educação comparada e na segunda a descrição metodológica desenvolvida na pesquisa. Por fim, apresentamos parte do estudo comparado do processo de formação de professores para atuar na EPJA nos dois países.

Referência(s)