Artigo Produção Nacional

DATA EXTRACTION, CASHBACK AND THE SEARCH FOR THE BEST PURCHASE ON THE INTERNET

2019; Linguagem: Português

10.5748/16contecsi/lis-6355

ISSN

2448-1041

Autores

ELTON ANGELO RABELO, THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS, RAULIVAN RODRIGO DA SILVA, GRAY FARIAS MOITA, MICHELLE HANNE SOARES ANDRADE -,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

Atualmente existem no mercado, mecanismos que realizam a comparação de valores em várias lojas na internet, estes percorrem nos sites de lojistas e agrupam produtos iguais, possibilitando assim que o consumidor encontre o produto mais barato, assim a busca pela melhor opção compra é hoje uma necessidade comum de vários usuários. Esta pesquisa cruzou dados de um desses buscadores comparativos de preços com uma nova tendência de mercado, o chamado Cashback , proporcionando assim a obtenção de descontos em compras de produtos. Para isso foram desenvolvidos Crawlers que coletaram informações do buscador Zoom e da rede de Cashback Méliuz. Foram analisados comparativamente os valores de Smart Tvs do mercado brasileiro, tendo foco na pesquisa 10 dos maiores e-commerces brasileiros. Após a coleta dos dados, foi realizado um comparativo com os valores do mecanismo de busca e todos os valores com o desconto de Cashback aplicado, descobrindo dessa forma o menor valor do Zoom e o menor valor o Cashback da Méliuz aplicado. Após comparar dados, foi possível interpretar as informações e descobrir onde seria viável a utilização de Cashback e onde seria inútil, possibilitando assim verificar de fato a eficiência do serviço e os impactos que essa nova tendência tem nas compras da Internet.

Referência(s)