
Ciclo real de um motor de ignição por compressão que trabalha em regime bicombustível: Diesel e gás natural
2017; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/19834071.2013.22459
ISSN1983-4071
AutoresMiguel N. Camargo, José Fernando Schlosser, Leoni Pentiado Godoy, Nara Medianeira Stefano,
Tópico(s)Biodiesel Production and Applications
ResumoRESUMOOs motores convertidos para gás natural geralmente emitem grandes quantidades de hidrocarbonetos não queimados devido à má qualidade dos dispositivos de conversão.A tecnologia dos motores a gás natural tem sido aplicada comercialmente em motores de ciclo Otto, mas ainda é incipiente em motores de ciclo Diesel.É necessário melhorar a tecnologia dos motores bicombustível de ignição por compressão, conhecendo melhor suas características e seu funcionamento.Um dos itens pouco estudados é o ciclo real de funcionamento de um motor bicombustível, trabalhando simultaneamente com Diesel e gás natural.O objetivo deste trabalho é estudar as diferenças existentes no diagrama de pressões dentro do cilindro de um motor Diesel, trabalhando em regime bicombustível (Dieselgás natural).Os testes foram realizados em um motor Diesel adaptado para trabalhar em regime bicombustível com injeção eletrônica de gás.Foram feitos 10 ensaios dinamométricos com duração aproximada de 25 segundos para o motor trabalhando em
Referência(s)