Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metapoesia: para uma poética da poesia. Segunda parte: a poesia

1982; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 3; Issue: 11 Linguagem: Inglês

10.5433/1679-0383.1982v3n11p159

ISSN

1679-0383

Autores

Enoque Balbino Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;">Segunda parte da tese de Doutorado - METAPOESIA. Na Parte I deste trabalho (</span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;" lang="PT">Semina </span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;">3:10), discutiu-se o conceito de Poeta e suas relações com o universo na criação poética. Nesta parte, aborda-se o conceito de Poesia na Critica e na própria poesia, bem como o estado natural e poemático, e fontes da Poesia no discurso poética empregado com função metalingüistica, em que o poeta descreve o fenômeno poético integral. Discute-se também as fontes da Poesia: O universo físico, psíquico e metafísico e conclui-se que a Poesia não é a recriação do universo, mas o reflexo do cosmo, tricotomicamente considerado, através do "espelho" do poema. A criação poética consiste na captação de uma partícula </span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;" lang="PT">infinitesimal </span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;">de toda a poesia cósmica em estado potencial, e conferir-lhe forma </span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;" lang="PT">comunicante </span><span style="font-size: 8pt; font-family: Verdana; color: black;">através o discurso verbal.</span></p>

Referência(s)