Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/tpe.v21i1.41226

ISSN

2237-8707

Autores

Lucimara Ribeiro Duarte, Elaine Conte, Míriam Benites Rios,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensaio aborda um relato de experiência desenvolvido na Educação Infantil, trazendo ações potencializadoras dos processos de letramento e alfabetização. O objetivo é de reconhecer as ações pedagógicas do contexto diário com o processo de letramento e alfabetização, por meio de uma pesquisa participante e exploratória. Esse movimento interpretativo possibilita verificar a articulação entre as teorias de aprendizagem e suas implicações práticas, realizando uma análise comparativa entre a ação do educador em sala de aula e as possibilidades de potencialização desse espaço e dos diferentes saberes, para a promoção de uma educação cognitiva, plural e emocional.

Referência(s)