
EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/tpe.v21i1.41226
ISSN2237-8707
AutoresLucimara Ribeiro Duarte, Elaine Conte, Míriam Benites Rios,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO ensaio aborda um relato de experiência desenvolvido na Educação Infantil, trazendo ações potencializadoras dos processos de letramento e alfabetização. O objetivo é de reconhecer as ações pedagógicas do contexto diário com o processo de letramento e alfabetização, por meio de uma pesquisa participante e exploratória. Esse movimento interpretativo possibilita verificar a articulação entre as teorias de aprendizagem e suas implicações práticas, realizando uma análise comparativa entre a ação do educador em sala de aula e as possibilidades de potencialização desse espaço e dos diferentes saberes, para a promoção de uma educação cognitiva, plural e emocional.
Referência(s)