A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA EM OS MEUS SENTIMENTOS, DE DULCE MARIA CARDOSO
2021; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.47295/mren.v10i7.3511
ISSN2316-1663
AutoresGabriela Cristina Borborema Bozzo,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA partir dos aspectos estudados acerca das narrativas literária e cinematográfica, bem como os ponto de incidência entre elas, selecionamos, como objetivo do presente estudo, investigar os aspectos da linguagem cinematográfica no romance português contemporâneo Os meus sentimentos , de Dulce Maria Cardoso. Propomos a interpretação de uma narrativa literária pouco convencional, repleta de bordões (frases soltas que funcionam como flashbacks cinematográficos) e sem paragrafação tradicional, a partir da linguagem cinematográfica, a fim de analisar no romance a convergência entre o cinema e a literatura. A possibilidade de diálogo entre as representações artísticas se faz presente na obra de Dulce, uma vez que o romance estudado já foi adaptado para o teatro por Mónica Calle, assim como o “Não esquecerás”, que também foi adaptado para um curta-metragem homônimo por João Mário Grilo. Para tanto, pretendemos apresentar proposições de Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de perdição , de Maria do Rosário Lupi Bello. Ademais, faremos uso das proposições de Gerárd Genette em O discurso da narrativa e de Tzvetan Todorov em “A origem dos gêneros”. Usaremos, por fim, o conceito de flashback proposto no Dicionário teórico e crítico de cinema , de Jacques Aumont e Michel Marie. DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3511
Referência(s)