O ROBÔ DE JÚPITER: O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELA FICÇÃO CIENTÍFICA
2012; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/resa2012.v5i2.a21075
ISSN1983-7011
AutoresROSANA MARQUES DE SOUZA, Emerson Ferreira Gomes, LUÍS PAULO DE CARVALHO PIASSI,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho apresenta uma proposta de articulação do ensino de ciências com a literatura, neste caso, a série Lucky Starr, literatura infanto-juvenil de ficção científica escrita pelo escritor Isaac Asimov na década de 50 de acordo com os conhecimentos científicos da época. Apesar de alguns livros estarem desatualizados este fato não impede o uso da obra em sala de aula, pois auxiliará o trabalho do professor eincentivará o aluno a ter o hábito de leitura e de pesquisa sobre o assunto abordado no livro com o atual. O livro da série a ser focado neste trabalho é “O robô de Júpiter” quefoi analisado e comparado com uma bibliografia mais recente, que nos mostrou que muitos dados do livro estão bem próximos dos atuais. Neste trabalho também apresentamos proposta de atividades com o livro e o resultado de sua aplicação em sala de aula.Palavras-chave: literatura, ficção científica, ensino de ciências
Referência(s)