Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Quando um treinador substitui o nome do clube

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35699/2526-4494.2020.29582

ISSN

2526-4494

Autores

Anderson David Gomes dos Santos, Mellyna Andréa Reis dos Santos Borges, Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Quando Rogério Ceni foi anunciado como novo técnico do Fortaleza Esporte Clube para a temporada de 2018 houve surpresa no futebol brasileiro. Ex-goleiro e um dos maiores ídolos do São Paulo Futebol Clube, ele começou a carreira de treinador na equipe em que jogou, imaginava-se que seguisse em clubes do Sudeste ou do Sul, que têm maior capital simbólico e cobertura midiática. Títulos da Série B (2018), Campeonato Cearense (2019) e Copa do Nordeste (2019) transformaram Ceni num dos principais técnicos da história do Fortaleza. Mas só isso bastava para tratar o clube como “Time de Ceni” em títulos de notícias ou tuítes na internet? Para discutir a cobertura esportiva atual, mais voltada ao infoentretenimento e à atração do público a partir de caça-cliques (clickbait), com foco na representação dos clubes do Nordeste, que este artigo analisa tuítes de sites noticiosos nacionais a partir do uso de “Time de Ceni”.

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