
Quando um treinador substitui o nome do clube
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35699/2526-4494.2020.29582
ISSN2526-4494
AutoresAnderson David Gomes dos Santos, Mellyna Andréa Reis dos Santos Borges, Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoQuando Rogério Ceni foi anunciado como novo técnico do Fortaleza Esporte Clube para a temporada de 2018 houve surpresa no futebol brasileiro. Ex-goleiro e um dos maiores ídolos do São Paulo Futebol Clube, ele começou a carreira de treinador na equipe em que jogou, imaginava-se que seguisse em clubes do Sudeste ou do Sul, que têm maior capital simbólico e cobertura midiática. Títulos da Série B (2018), Campeonato Cearense (2019) e Copa do Nordeste (2019) transformaram Ceni num dos principais técnicos da história do Fortaleza. Mas só isso bastava para tratar o clube como “Time de Ceni” em títulos de notícias ou tuítes na internet? Para discutir a cobertura esportiva atual, mais voltada ao infoentretenimento e à atração do público a partir de caça-cliques (clickbait), com foco na representação dos clubes do Nordeste, que este artigo analisa tuítes de sites noticiosos nacionais a partir do uso de “Time de Ceni”.
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