
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.18.9338
ISSN1984-0187
AutoresCristiane do Socorro dos Santos Nery, José Romário Mendes Rodrigues, Karla Caroline Tavares,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Referência(s)